
10 KPIs Críticos de Marketing de Afiliados para Acompanhar o Crescimento das Vendas
Saiba quais são os 10 KPIs mais importantes do marketing de afiliados para acompanhar o crescimento das vendas. Descubra como taxas de conversão, vendas por afi...
Descubra como usar o marketing de afiliados em todo o seu funil de vendas para gerar reconhecimento, nutrir leads e converter clientes. Aprenda estratégias práticas para maximizar os benefícios dos afiliados em todas as etapas do funil.
Relacionamentos com afiliados são ferramentas de marketing poderosas. Mas eles não são apenas uma conversa de mão única, onde você alinha expectativas e esquece do assunto. Na verdade, o marketing de afiliados é mais poderoso quando você o incorpora à sua estratégia mais ampla.
Para isso — para tirar o máximo de cada afiliado — você vai querer utilizá-los ao longo de todo o funil de vendas do seu negócio. Ao aproveitar esses relacionamentos durante toda a jornada do cliente, você garante benefícios consistentes e maximizados para ambos os lados da parceria.
E quanto mais valor você extrair dessa tática, mais poderá investir em outras oportunidades. É algo que pode rapidamente se transformar em receita recorrente confiável — o sonho de todo profissional de marketing.
O marketing de afiliados cresceu rapidamente para se tornar uma peça padrão ou até mesmo fundamental para empresas manterem uma receita estável, mesmo em um ano atípico como 2020. Na verdade, afiliados geram 16% de todos os pedidos online, representando cerca de US$ 6,8 bilhões.
Uma boa parceria pode transformar o relacionamento de afiliados em marketing sem risco . Você não precisa enviar spam para caixas de entrada ou empurrar anúncios, pois conta com outra pessoa promovendo sua marca para uma audiência que já confia nela.
O marketing boca a boca é um recurso inestimável. Segundo um estudo da Adweek, 74% das pessoas confiam em recomendações de boca a boca. E mais de 80% dos consumidores dos EUA buscam recomendações antes de decidir comprar qualquer coisa.
Isso torna qualquer tipo de marketing boca a boca tão valioso quanto anúncios pagos ou campanhas sazonais. Por um lado, todos desejamos recomendações de pessoas em quem confiamos. (Isso tem sido um dos principais fatores nos hábitos de compra desde os primórdios do comércio.)
Por outro lado, depender de influências externas significa abrir mão de parte do controle sobre a conversa a respeito do seu negócio. Você pode usar ferramentas de monitoramento social para acompanhar essas conversas orgânicas, mas não consegue direcionar o diálogo nem controlar o resultado.
Normalmente, isso seria assustador. Mas o marketing de afiliados permite um “controle indireto”, mantendo certa influência sobre como a conversa será conduzida.
No básico, o marketing de afiliados é uma colaboração entre uma marca (normalmente um varejista online ou e-commerce) e outra marca (o “parceiro” desse acordo). Mas ele é muito mais valioso do que outros tipos de parceria colaborativa.
Esse parceiro é quem recomenda o varejista à sua audiência. Você pode pensar em influenciadores de redes sociais, mas também podem ser canais do YouTube, marcas de nicho ou até mesmo grandes marketplaces de outros setores.
Esse parceiro — ou afiliado — normalmente recebe uma comissão pelas vendas geradas por seu trabalho. (Geralmente um percentual sobre as vendas, mas pode variar.) Ele irá precisar de um link de afiliado para que todo o tráfego de referência seja rastreado ao longo do tempo.
Do lado do e-commerce, o objetivo é encontrar esses parceiros afiliados e pagá-los, seja pela quantidade de leads ou vendas diretas. Trata-se de usar a reputação e o público já estabelecido de outra pessoa ou marca para atrair novos clientes que, de outra forma, estariam fora do seu alcance.
É fácil enxergar benefícios para ambos os lados da parceria. E se você negociar o relacionamento por um bom preço — ou até mesmo por meio de cross promotion ou um destaque especial no seu marketplace — pode ser uma forma eficiente de alcançar mais pessoas sem recorrer a e-mails frios ou anúncios caros.
De certa forma, isso não é tão diferente de uma parceria comum ou conteúdo patrocinado. Mas o uso de links de afiliados torna cada transação facilmente rastreável. Assim, você permanece no comando, mesmo contando com uma fonte externa para gerar tração para o seu negócio.
Em outras palavras, você obtém todos os principais benefícios de uma iniciativa de marketing boca a boca. Mas, como se trata de uma parceria, você escolhe quem fala, o que é dito e para onde a atenção é direcionada.
Você construiu seu funil de vendas para mapear a jornada ideal do cliente. É como uma escada, onde cada degrau representa uma fase dessa jornada. E seu funil de vendas (ou mapa, gráfico, ou seja lá como você o visualiza) serve de bússola para seus planos de marketing.
Isso significa criar conteúdo e estratégias de e-mail que miram cada etapa, oferecendo tudo o que a pessoa precisa para evoluir de “novo lead” a “representante da marca”.
Existem vários modelos diferentes. Mas, no núcleo de todo funil de vendas, estão quatro segmentos principais:
É fácil olhar um gráfico assim e imaginar o marketing de afiliados em apenas um segmento. Talvez você queira que eles gerem leads, direcionando potenciais clientes para conhecerem sua marca. Ou talvez busque uma entrada no final do funil, onde parceiros indicam pessoas prestes a decidir e agir.
No entanto, limitar o valor dos afiliados acaba reduzindo o que eles realmente podem agregar ao seu negócio. E se você tivesse alguns afiliados apresentando sua marca ao público, outros produzindo tutoriais e um terceiro grupo focado em benefícios específicos dos seus produtos?
Os afiliados não precisam se limitar a um único segmento da sua estratégia. Na verdade, só é possível extrair o máximo desse sistema ao repensar como esses parceiros são integrados a todo o seu processo.
Um funil de vendas bem definido é padrão em qualquer organização, mesmo que você seja uma pequena empresa começando com afiliados .
Afinal, é assim que você visualiza o grau de familiaridade de cada pessoa com sua empresa. (Também é uma forma de medir interesse e conhecimento, mas isso faz parte da “familiaridade”.)
Embora a jornada do comprador seja (tradicionalmente) representada como um gráfico horizontal, há semelhanças óbvias com o funil de vendas vertical. Ambos ajudam a visualizar a transição de alguém que descobre uma marca até se tornar um defensor dela.
E ambos dependem de um fator: as pessoas precisam de informação antes de passar do “Conhecimento” para a “Consideração”. Mas raramente buscam diretamente a fonte para aprender sobre um produto.
Em vez disso, procuram uma voz ou site em que confiam.
O senso comum diz que, ao trocar o e-mail por um recurso digital — como um template ou guia de e-mail marketing — você conseguirá converter essa pessoa em venda. Mas sem o marketing de afiliados, seu site é apenas mais um que ela pode visitar.
74% dos compradores online nos EUA consultam vários sites de afiliados antes de decidir pela compra. Ou seja, se sua estratégia não aproveita bem seus parceiros, você está perdendo vendas potenciais. E, mais importante ainda, está deixando de investir nesses relacionamentos.
Esse sistema é especialmente valioso no funil de vendas, já que você pode usar afiliados para destacar recursos ou produtos específicos para a audiência, no momento certo. Assim como em qualquer ação de marketing, você não quer bombardear novos leads com as mesmas informações que enviaria para um cliente antigo ou recorrente. Um funil estruturado faz você analisar e reorganizar sua abordagem de conteúdo — o que também afeta o uso do marketing de afiliados.
E como o marketing de afiliados pode gerar vários resultados (desde uma visita até uma compra espontânea), ele também impacta todas as etapas do seu funil. Portanto, se essas duas abordagens não estiverem integradas, você não conseguirá extrair o máximo de nenhuma.
Mas e se você for o afiliado, e não o marketplace? Afinal, o marketing de afiliados envolve dois colaboradores. Saber qual o seu papel pode dar mais poder de negociação e permitir superar as expectativas do parceiro e agregar valor à audiência que você trabalhou tanto para conquistar.
Digamos que você seja um blogueiro ou criador de conteúdo. Viu como uma parceria de afiliados pode ajudar um negócio, mas esses mesmos benefícios também se aplicam a você — principalmente como uma fonte de renda secundária e confiável.
Encontrar formas de melhorar sua eficiência pode transformar suas indicações de algo esporádico para algo previsível mês a mês. E sim, pensar no seu próprio funil de vendas pode ajudar nisso.
É fácil ver o termo “funil de vendas” e ignorar. Afinal, por que um criador de conteúdo deveria pensar em estratégia de marketing?
Pelo mesmo motivo de se preocupar com os temas do blog, trilha sonora dos vídeos, identidade visual ou qualquer outro elemento da presença online. A verdade é que sua audiência é composta por diferentes perfis. Conhecer quem são, o que gostam, o que procuram e onde consomem conteúdo ajuda a expandir seu canal ou negócio de formas novas e empolgantes… mesmo que isso signifique pensar como um profissional de marketing.
Para blogueiros e influenciadores, construir uma comunidade exige esforço. Não é só conteúdo de qualidade, mas engajar a audiência. Esses relacionamentos são valiosos e tornam você um parceiro atraente para grandes empresas.
Antes de tudo, não é fácil montar um funil de vendas. O processo exige um pouco de conhecimento de marketing, desde montar um calendário de conteúdo até segmentar sua audiência. Isso pode ser difícil para pequenos negócios, blogs independentes, canais do YouTube ou projetos com orçamento limitado.
Mesmo que você já atue com marketing de afiliados há alguns anos, sempre há espaço para crescer. Tudo o que precisa são as dicas certas para aumentar significativamente sua receita de afiliados . Uma dessas dicas é ter um funil de vendas — algo que pode alinhar melhor você e seus parceiros e maximizar essas relações para expandir sua própria plataforma.
Essa integração toda pode parecer trabalhosa. Se você é um marketplace, talvez questione se vale a pena repensar seus relacionamentos de afiliados ou sua estratégia de conteúdo. E se você é afiliado, pode se perguntar por que deveria aplicar princípios de negócios ao seu blog, canal ou rede social.
Mas lembre-se: o marketing de afiliados representou 15% da receita total de anúncios digitais em 2020; e programas de afiliados geram entre 15% e 30% de todas as vendas.
Um programa de afiliados tem grande influência sobre renda potencial e volume de vendas. Isso é ainda mais verdade quando faz parte de uma estratégia de marketing mais ampla, como o funil de vendas.
Portanto, não importa em qual lado da parceria você esteja, integrar seu marketing de afiliados ao funil de vendas ajudará todos a extrair o máximo valor desses relacionamentos tão importantes.
O marketing de afiliados envolve parcerias com indivíduos ou marcas para promover seus produtos ou serviços. Integrados ao funil de vendas, os afiliados podem gerar reconhecimento, nutrir leads e ajudar a converter potenciais clientes em diferentes etapas do funil.
Os afiliados podem gerar reconhecimento ao apresentar sua marca para novos públicos, despertar interesse com conteúdo educativo, influenciar decisões com avaliações e comparativos, e estimular a ação compartilhando ofertas especiais ou depoimentos.
Limitar os afiliados a uma única etapa reduz seu impacto. Ao engajá-los em todo o funil, você maximiza seu potencial para agregar valor em cada ponto de contato do cliente, do reconhecimento à defesa da marca.
Os links de afiliados permitem rastreamento preciso do tráfego de referência, conversões e vendas, facilitando a mensuração da efetividade de cada afiliado e a otimização de sua estratégia de parcerias.
Sim. Criadores de conteúdo e blogueiros podem utilizar o marketing de afiliados como uma fonte de receita secundária confiável, alinhando seu conteúdo a ofertas relevantes de afiliados e construindo seu próprio funil de vendas para engajar sua audiência.
Drew Gula é o redator da Soundstripe, uma empresa de licenciamento de músicas e vídeos stock que oferece recursos — como modelos de storyboard e músicas de fundo para YouTube — para ajudar empresas a criarem conteúdos de marketing melhores.
Desbloqueie todo o potencial do seu funil de vendas integrando estratégias de marketing de afiliados. Descubra ferramentas, dicas e técnicas comprovadas para impulsionar o crescimento e a receita recorrente.
Saiba quais são os 10 KPIs mais importantes do marketing de afiliados para acompanhar o crescimento das vendas. Descubra como taxas de conversão, vendas por afi...
Gostaria de melhorar seus processos de marketing de afiliados? Confira os benefícios de usar um sistema de afiliados de terceiros para aprimorar rapidamente sua...
Um grande número de empresas utiliza o marketing de afiliados. Aprenda como se destacar com vídeos para manter seu público engajado e aumentar as conversões....