
5 dos desafios mais comuns em programas de afiliados
O marketing de afiliados é uma das melhores formas de alcançar novos públicos para seus produtos ou serviços. Aqui estão alguns dos desafios mais comuns.
Conheça 7 estratégias poderosas que startups de tecnologia usam para aumentar a receita de marketing de afiliados, desde retargeting e criação de vídeos até o uso de iscas digitais e afiliados de múltiplas fontes.
Mesmo antes de 2020, a tecnologia já alcançava todos os cantos do mundo. As redes sociais, assim como o comércio eletrônico, passaram a ser amplamente aceitas pela sociedade.
No mundo todo, o uso de mídia digital aumentou devido à pandemia. Desde comprar e vender até reuniões de negócios e aulas, todas as áreas da vida migraram para o online em 2020, impulsionando o cenário digital em todos os setores, especialmente na tecnologia. À medida que a demanda por profissionais de marketing de afiliados cresceu nos últimos dois anos, empresas de todos os segmentos começaram a investir mais em marketing de afiliados . Hoje, esse setor já movimenta mais de 12 bilhões de dólares no mundo. Se você tem uma startup de tecnologia, é fundamental considerar seriamente a criação do seu próprio programa de afiliados.
Quando se trata de estratégia, não há respostas prontas. As empresas precisam focar em como sua marca pode engajar pessoas de forma mais eficaz, direcionar leads para o funil de vendas e reter esses clientes. As ideias a seguir podem ajudar você a começar.
Frequentemente, clientes saem da sua loja (site, app, etc.) sem comprar por vários motivos. Para influenciar esses potenciais clientes a reconsiderar sua oferta, o retargeting permite que seus anúncios “sigam” esses clientes para manter sua marca visível para eles.
Normalmente, quem visita uma loja não tem a intenção de comprar imediatamente; costuma entrar para pesquisar produtos — comparando características e preços com outros produtos e lojas. O cliente pode nem decidir comprar no seu site quando finalmente tomar a decisão. É essencial manter a atenção do seu cliente, e o retargeting supera todas as outras estratégias de veiculação de anúncios, com uma taxa de eficiência de 1.046%.
À medida que sua empresa ganha visibilidade, ela gera mais leads. Para aumentar o reconhecimento da marca, busque profissionais de marketing especializados em criar vídeos para YouTube, stories do Instagram e outras redes sociais. 83% dos profissionais de vídeo marketing dizem que criar vídeos melhorou sua geração de leads.
A produção de vídeos não é mais apenas uma melhoria financeira para negócios online; sua importância aumentou drasticamente desde a pandemia de Coronavírus. 91% dos profissionais de marketing acreditam que a pandemia tornou os vídeos mais importantes para as marcas. Esse é um número expressivo que não pode ser ignorado. As empresas já se adaptaram ao aumento do consumo de vídeos no mundo e você não vai querer ficar para trás.
Sua empresa pode oferecer alguns “mimos” aos clientes, como promoções e ofertas exclusivas. Segundo 89% dos consumidores, o preço geralmente influencia a decisão de compra, então ofereça algo especial para incentivar a aquisição dos seus produtos, como acesso a cupons ou outras promoções.
Ao programar promoções e oferecer cupons, pontos de recompensa e descontos aos clientes fiéis, você aumenta a lealdade à marca. Um programa de fidelidade é outra ação que 81% dos consumidores estão propensos a adotar quando disponível, o que frequentemente gera indicações para novos clientes. Seu aplicativo pode ser otimizado para avisar os clientes sobre a próxima promoção (por exemplo, ofertas via mobile), mas cuidado para não sobrecarregá-los com muitas ofertas por muito tempo — eles podem se acostumar e não querer pagar o preço cheio em nada.
As pessoas gostam de brindes. Visitantes são atraídos por conteúdos gratuitos que os incentivam a fornecer e-mail e outras informações — resultando em leads qualificados.
Você pode subdividir grandes volumes de dados dos seus leads em partes menores, de acordo com características como interesses, necessidades, desejos e motivações. Segmentando o mercado, as marcas conseguem direcionar melhor seus produtos, serviços ou conteúdos para o público certo. Para atender melhor seus leads, segmente usando quatro métodos principais: demográficos, localização geográfica, comportamental e psicográfico (gostos, motivações, opiniões etc. do cliente).
Iscas digitais atraem dados para seu site, permitindo criar um banco de dados para direcionar campanhas e atrair novos leads com base nesses dados. Você pode tornar sua empresa mais competitiva no setor de tecnologia usando diferentes estratégias para impulsionar sua marca .
Amplie os horizontes da sua marca. Conecte-se com um afiliado que possa criar vídeos para o YouTube e outro que seja blogueiro e escreva artigos. Diversifique criando diferentes tipos de afiliados para alcançar pessoas que talvez nunca ouviriam falar da sua empresa se não fosse pela recomendação do influenciador favorito delas. Encare suas parcerias de afiliados e visibilidade como parte essencial da sua marca.
Você já capturou o e-mail de vários leads, então use-o. Para empurrar seus leads qualificados pelo funil de vendas, às vezes será necessário fazer acompanhamento. Contatá-los por e-mail e telefone é essencial para o seu negócio. Aproximadamente 60% dos clientes recusam ofertas quatro vezes antes de aceitá-las, enquanto mais da metade dos vendedores (52%) nunca tenta fazer um acompanhamento com esses leads.
No acompanhamento de vendas, o e-mail é considerado 40 vezes mais eficaz do que as redes sociais para aquisição de clientes. Seus leads vão precisar de um incentivo, mas tome cuidado para não ser insistente demais.
A pandemia forçou todos a implementarem iniciativas digitais e acelerou os planos das empresas. Adaptar-se ao seu nicho é uma habilidade essencial para garantir que sua empresa seja levada a sério. Investir em soluções de otimização mobile pode ajudar muito nisso. Nos últimos 10 anos, os celulares ficaram mais inteligentes, permitindo que os usuários consumam cada vez mais mídia digital pelo celular. A maioria dos usuários de redes sociais acessa as plataformas pelo mobile, e 55% dos acessos a sites (tanto redes sociais quanto outros sites) ocorreram via dispositivos móveis em 2021.
Ter um site mobile friendly ajuda, mas ainda é limitado se comparado a um aplicativo. Compare a experiência do usuário entre app e site: qual deles envia notificações sobre novos produtos ou descontos? Durante uma campanha de marketing mobile, seus clientes conseguem acessar rapidamente as novidades ou precisam de muitos cliques para encontrar as promoções? Usuários Android nos EUA, Reino Unido e Coreia do Sul gastaram de 4 a 5 horas por dia em apps em 2021 — a conveniência e agilidade dos apps ajudam a atrair usuários para sua empresa.
Toda empresa que deseja competir em seu segmento precisa de programas de marketing de afiliados para ter sucesso. Quais são os benefícios dessa estratégia para produtos digitais? Para ter sucesso, especialmente como startup, é preciso utilizar várias frentes do meio digital.
Não adianta ter um ótimo produto se ninguém o conhece — investir em visibilidade faz sua empresa ser descoberta. Como atrair visitantes se seu site aparece só na página 3 do Google? Melhorar sua otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para o sucesso no setor de tecnologia. 69,22% dos afiliados do mundo citam o SEO como principal fonte de tráfego.
Como melhorar isso? Contratar múltiplos afiliados é necessário para espalhar sua marca na internet, ainda mais que 94% dos publishers do mundo usam várias redes de afiliados. Para que potenciais clientes encontrem seus produtos, trabalhe com profissionais que tenham canal no YouTube e usem palavras-chave relevantes para atrair tráfego ao site. Além do YouTube, busque escritores para blogs e redes sociais para aumentar as chances de sucesso. Incentive seus afiliados a criar conteúdo de valor, especialmente reviews dos seus produtos, pois 65% dos afiliados geram tráfego através de blogs.
Assim que captar leads, crie uma lista de e-mails baseada nas informações fornecidas por eles. É hora de iniciar sua campanha de e-mail marketing, trabalhando com afiliados para criar newsletters onde cada seção contenha um link de afiliado. Basicamente, é uma tática de nutrição de leads , na qual o afiliado tenta converter leads quentes oferecendo descontos, promoções ou produtos secretos, exclusivos para assinantes.
Garanta que sua empresa esteja preparada para a abordagem omnichannel, já que você opera em diferentes canais — incluindo e-mail e redes sociais — e pode conquistar uma ampla variedade de clientes. Para reter clientes, permita que se comuniquem com você por telefone, e-mail ou chat ao vivo. Isso porque, quando os clientes encontram seu produto em qualquer lugar e conseguem falar rapidamente com sua empresa, aumenta-se a confiança e lealdade à marca. Em média, 89% dos clientes permanecem fiéis a empresas com forte engajamento omnichannel.
Encontrar afiliados é útil, mas toma tempo. Imagine o que você pode conquistar se conseguir que seus parceiros mais engajados recrutem outros. Existem vários sistemas de rastreamento em redes de afiliados para monitorar SEO e outras informações, mas apenas alguns — como o Post Affiliate Pro — permitem iniciar comissões multi-tier (ou marketing multinível, MLM). Além de atribuir comissões conforme a taxa de conversão, o MLM incentiva afiliados a recrutar outros e receber pagamentos pelas ações realizadas por eles.
Provavelmente você considerará o custo do marketing de afiliados antes de decidir participar. Você será mais ou menos competitivo no setor de tecnologia se tiver mais ou menos afiliados ? Monitorar as métricas e, claro, adaptá-las, vai garantir que seus programas de afiliados tragam um retorno sobre o investimento (ROI) satisfatório.
Sua estratégia de SEO afeta seus afiliados e como eles trabalham. Ao negociar taxas de comissão , lembre-se que afiliados trabalham se as taxas forem justas. Considere o modelo de custo por clique (CPC), por exemplo, em que afiliados divulgam links de afiliados em banners, newsletters, redes sociais etc., e são pagos a cada clique. Mais tráfego significa mais leads convertidos em vendas, o que aparece nas análises da equipe de marketing e do Google Analytics. Contratar e pagar afiliados será relativamente barato em comparação ao volume de receita que eles geram.
Você tem um produto desejado pelo público e, aliando isso a um bom blog e avaliações em vídeo, alcança o público-alvo sedento pela sua marca. Além disso, as pessoas estão dispostas a avaliar quando são solicitadas. Engaje leads e clientes e peça opiniões — você pode até promover sorteios. Esse tipo de engajamento aumenta o volume de conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Pensando nos clientes, vamos à próxima seção do artigo.
Dê ênfase à experiência do cliente (CX) na sua empresa. Seja flexível ao aplicar sua estratégia de marketing de afiliados . As empresas buscam o ecossistema de afiliados por um motivo: ele trabalha dentro dos seus nichos e tem a atenção do público-alvo do anunciante. Ou seja, como comerciante afiliado, sua prioridade é direcionar e nutrir os leads que chegam ao seu site.
Pense assim: você não leria um blog sobre jardinagem nesse momento se está procurando saber por que startups de tecnologia devem investir em marketing de afiliados. Este blog oferece soluções para potenciais clientes como você, direcionando-os ao site do Post Affiliate Pro (bem-vindo!) com conteúdos relevantes para sua necessidade. É uma estratégia eficiente, apesar de simples.
Você pode usar cookies de rastreamento em seu site, pois eles são essenciais em operações básicas e complexas, ajudando comerciantes a entender o comportamento dos visitantes e como aprimorá-lo. Em diferentes países, o uso desses cookies é regulamentado devido à preocupação com a privacidade do usuário, mas ser transparente sobre o uso aumenta a confiança. Cookies coletam, processam e compartilham dados pessoais (às vezes sensíveis) dos visitantes, como histórico de pesquisa, IP, comportamento no site, compras anteriores e buscas no Google, sendo usados para exibir anúncios segmentados ao usuário na web.
Vale lembrar que o Google Chrome planeja eliminar cookies de terceiros em 2023, mas a maioria dos outros tipos de cookies continuará sendo usada, desde que siga as novas leis de privacidade de dados.
Além dos cookies, os clientes tendem a valorizar mais sua empresa quando você atende suas expectativas e mantém a transparência. Ao melhorar a CX, você fará parte dos 84% das empresas que tiveram aumento de receita, e ao dar espaço para feedback, 68% dos usuários sempre participam . Avaliações e feedback incentivam o conteúdo gerado pelo usuário (UGC), e os clientes adoram participar. Faça com que se sintam valorizados com um sistema de recompensas ou sorteios. Oferecer prêmios frequentes — por avaliações, indicações etc. — é uma ótima prática para retenção e aumenta progressivamente a visibilidade da marca. Com 72% dos clientes satisfeitos indicando para pelo menos seis amigos, é difícil discutir com esse número.
A seção anterior já mencionou que o boca a boca é uma ótima forma de clientes conhecerem seus produtos e serem convencidos a comprar. No entanto, estratégias de marketing de afiliados permitem pensar fora da caixa. O sucesso exige conquistar múltiplos parceiros de afiliados , o que não pode ser subestimado. Isso leva as empresas a pensarem que precisam fechar parcerias com macro influenciadores , como celebridades, para obter prova social (celebridades realmente podem ajudar). Mesmo assim, trabalhar com micro influenciadores (pessoas com cerca de 10 a 100.000 seguidores) é uma área do marketing de afiliados que você não pode ignorar. Assim, micro influenciadores como blogueiros podem ajudar na divulgação por e-mail, inserindo links de afiliados em várias seções da newsletter. Eles são motivados a seguir o funil de vendas quando você oferece produtos de afiliado e incentiva reviews dos diferentes tipos de produtos que sua empresa deseja vender.
As barreiras para vender produtos no exterior diminuíram bastante no mundo digital atual. Em 2023, as vendas no varejo online devem alcançar 6,17 trilhões de dólares, tornando o e-commerce um mercado altamente lucrativo. Da mesma forma, América Latina, EUA, Índia, China e outros países viram o setor crescer em 2020 e 2021. Afiliados desses países são escolhas óbvias, pois acessam públicos que você não alcançaria de forma tão econômica. Fique atento a afiliados nesses principais mercados globais de e-commerce.
Fique de olho nos dados. Para isso, invista em software de rastreamento de afiliados . Esse tipo de software gerencia toda a receita e operações do marketing de afiliados. Com ele, comerciantes monitoram dados de vendas, definem taxas de comissão para afiliados, compartilham materiais promocionais e medem taxas de conversão. Para rastrear links, o software gera relatórios para comerciantes (e afiliados, se permitido) sobre as campanhas de maior sucesso e taxas de cliques. Com base nesses dados, comerciantes otimizam suas campanhas de afiliados e identificam os melhores afiliados para recompensá-los.
Em resumo, o software de rastreamento de afiliados cuida da divisão de comissões e do MLM para você. O sistema alivia várias tarefas e fornece dados importantes para sua empresa se manter competitiva.
Agora que já discutimos o “por quê”, é hora de abordar o “como”. Abaixo estão alguns passos para encontrar o programa de afiliados que se encaixa na sua estratégia de marketing.
Blogar gera tráfego. É uma parte importante da rede de afiliados que você não pode ignorar. Contrate blogueiros de nicho como afiliados, pois produzem conteúdo regularmente para seu público, seja em seus próprios sites ou ajudando a escrever e-mails e newsletters para sua empresa. Mais de 65% dos afiliados geram tráfego com blogs, e no nicho de tecnologia, lidamos com mais conteúdo digital e profissionais que escrevem reviews ou comparações — eles geram tráfego mais rápido do que consumidores em lojas físicas.
Outro recurso possível é contratar diferentes níveis de influenciadores (micro, macro, etc.). Se seu criador de conteúdo pode postar no Instagram e YouTube, é possível demonstrar seu produto de forma mais clara, diferente dos métodos tradicionais de publicidade. 68% dos profissionais de marketing se comunicam com seus clientes usando redes sociais, compartilhando momentos do dia a dia em vídeos.
Além disso, como afiliados podem postar links de qualquer lugar do mundo, é lógico assumir que potenciais clientes também usam dispositivos móveis. Mais da metade do tráfego de afiliados vem de mobile, mostrando que os usuários estão comprando em movimento. O mercado de apps deve gerar mais de 935 bilhões de dólares em 2023 devido ao aumento do uso e importância dos aplicativos mobile.
Redes de afiliados ainda não foram mencionadas. Para empresas sem recursos para outbound marketing, pouca presença publicitária ou que querem expandir operações em outros segmentos (não só tecnologia), uma rede de afiliados permite focar no que fazem de melhor sem se preocupar em captar contatos.
Comerciantes afiliados podem descobrir que seus produtos se complementam ao compartilhar conteúdo de valor — permitindo acordos de promoção cruzada pelas redes sociais ou usando blogueiros de nicho para gerar leads uns aos outros. Influenciadores devem prestar atenção às redes de afiliados, pois são oportunidades de conectar empresas diferentes.
É fundamental criar um tipo de programa de afiliados no setor de tecnologia. A maioria das marcas do mundo (cerca de 80%) trabalha com afiliados para alcançar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo. Para fazer o mesmo, contrate vários afiliados com diferentes habilidades, capazes de atingir seu público por meio de vídeos, blogs ou outros tipos de conteúdo. Trabalhar com os parceiros certos gera custos, mas o ROI compensa amplamente o investimento. O contrário é deixar sua marca no anonimato, pois a falta de reconhecimento e visibilidade é prejudicial aos objetivos da empresa.
Se você paga afiliados sem engajar clientes ou acompanhar os leads gerados, estará pagando sem obter retorno do trabalho deles. Atenção é importante para o cliente, mas ele também quer ser recompensado pela honestidade e lealdade. Considere esses fatores ao lançar campanhas promocionais.
Os profissionais de marketing possuem uma plataforma pronta para alcançar startups e aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.
Você deve sempre focar em SEO, usar iscas digitais e criar vídeos, blogs e newsletters regularmente.
É importante fazer o acompanhamento desses potenciais compradores; eles precisam de um pequeno incentivo para comprar, mas não muito ou ficarão desinteressados.
Certifique-se de encontrar influenciadores nas redes sociais, YouTubers e blogueiros de nicho.
Identifique blogueiros que escrevem sobre itens semelhantes aos que sua marca oferece e influenciadores de redes sociais que possam criar vídeos e tenham experiência para avaliar esses itens.
David é um criador de conteúdo que foca em programas de afiliados e estratégias de marketing para ajudar outras pessoas a se desenvolverem e crescerem dentro da indústria de marketing de afiliados.
Desbloqueie estratégias e ferramentas comprovadas para aumentar a receita de marketing de afiliados da sua startup de tecnologia. De SEO a parcerias com influenciadores, aprenda como escalar seu negócio de forma eficiente.
O marketing de afiliados é uma das melhores formas de alcançar novos públicos para seus produtos ou serviços. Aqui estão alguns dos desafios mais comuns.
Algumas dicas úteis sobre como superar a maioria dos desafios que você encontrará ao expandir seu programa de afiliados SaaS.
Aumente seus esforços de marketing de afiliados incorporando estas 10 técnicas com Inteligência Artificial (IA). Descubra como a IA pode automatizar tarefas, ge...