
Por que o marketing de afiliados é um marketing sem riscos?
O marketing de afiliados consiste em um acordo de indicação onde o afiliado compartilha um link especial para um produto. Descubra mais no artigo.
Antes de iniciar um programa de marketing de afiliados, considere investimentos iniciais, conta bancária empresarial, impostos, alcance global, controle do programa e planejamento estratégico para garantir sucesso e lucratividade a longo prazo.
Para influenciadores e empresas, o marketing de afiliados pode realmente ser uma grande vantagem. Como negócio, você poderá conquistar um público maior, obter mais exposição para seus produtos e serviços e melhorar suas vendas em um curto período de tempo.
No entanto, para começar, você precisa conhecer alguns pontos importantes sobre marketing de afiliados. Aqui estão algumas coisas que você deve saber e considerar antes de iniciar um programa de afiliados.
Marketing de afiliados é um processo que envolve uma empresa que deseja promover certos produtos ou serviços, bem como uma pessoa, geralmente influenciadores ou celebridades online que desejam promover esses produtos ou serviços.
Depois de encontrar e escolher um produto de que você gosta e que acredita que terá bom desempenho online, tudo o que precisa fazer é escolher um influenciador de sua preferência para promovê-lo. Assim, o influenciador ganha uma parte do lucro a cada venda realizada por sua indicação e você consegue aumentar suas vendas sem muito esforço.
Existem vários motivos para uma empresa optar por iniciar um programa de afiliados . Seguem alguns dos mais importantes para você ter em mente:
De acordo com o público do influenciador com quem você trabalha, será possível expor seus produtos a milhares ou até milhões de pessoas. Um dos exemplos mais simples é a família Kardashian e como elas promoveram cintas modeladoras rapidamente e com facilidade para seu público.
Elas não apenas ajudaram seus afiliados a aumentar suas vendas em um curto espaço de tempo, graças aos milhões de seguidores, como também transformaram as cintas modeladoras em tendência, o que lhes deu ainda mais popularidade, já que muitas mulheres desejam alcançar o mesmo tipo físico.
Trabalhar com influenciadores através do marketing de afiliados pode ajudar você a conhecer muitas pessoas novas e interessantes. Ter alguém popular representando seus produtos e marca certamente ajudará a atrair mais influenciadores famosos e celebridades que vão querer trabalhar com você.
Parcerias como essas podem durar meses ou até anos e serem benéficas para ambas as partes no longo prazo. Em geral, influenciadores gostam de continuar trabalhando com empresas que os tratam bem e pagam em dia, pois esses relacionamentos profissionais trazem vários benefícios.
Com esse tipo de marketing, você pode dar aos seus influenciadores/promotores a liberdade de escolher a melhor forma de promover seu produto para seus seguidores. É claro que você deve fornecer informações básicas, como hashtags desejadas ou evitar um tom muito forçado ou promocional, mas também pode permitir que eles tirem fotos ou criem vídeos que tornem a divulgação mais pessoal.
Isso é algo que os seguidores deles também percebem. Quanto mais natural parecer a divulgação, mais confiável será a opinião do influenciador, já que os seguidores sentirão que ele realmente gosta do produto.
Outro grande benefício de programas de marketing de afiliados é que eles podem ser muito mais baratos do que métodos tradicionais de marketing. Em primeiro lugar, você trabalhará com apenas uma pessoa, em vez de uma equipe inteira, reduzindo bastante os custos.
Ao criar um outdoor, vídeo ou qualquer outra campanha, você precisa de muitas pessoas especializadas. Um influenciador normalmente cria seu próprio conteúdo e pode divulgar seus produtos de forma eficaz com apenas uma foto em seu feed.
1. Você precisará investir algum dinheiro
Muitas pessoas pensam em criar um programa de afiliados achando que só precisarão gastar quando chegar a hora de pagar o promotor. O marketing de afiliados não será totalmente gratuito no início e você deve calcular alguns custos antecipadamente.
Primeiro, discuta como o promotor deseja ser pago. Normalmente, quem promove um produto recebe uma porcentagem das vendas geradas. Como empresa, você pode fornecer um código de desconto para os seguidores do influenciador, que dará a ele uma porcentagem do valor sempre que alguém usar o código. Também é possível definir uma porcentagem fixa desde o início.
Sua obrigação no programa de afiliados é garantir que seus promotores recebam uma quantidade dos produtos que irão divulgar. Além de enviar itens gratuitamente, cubra o frete e possíveis taxas alfandegárias, dependendo do país de destino.
Arcar com esses custos pode ser mais caro do que o esperado, mas fará sua marca parecer mais séria, profissional e pronta para criar uma parceria estável e duradoura com o promotor.
Além disso, talvez você queira investir em anúncios especializados para a plataforma em que deseja promover seus produtos. Por exemplo, se o influenciador usa o Instagram, você pode patrocinar a publicação para que apareça no feed de pessoas interessadas em produtos semelhantes.
Um pequeno investimento nesse caso trará grandes resultados e você recuperará o dinheiro rapidamente graças ao alcance do seu promotor.
2. Você deve ter uma conta bancária empresarial
Antes de começar seu programa de afiliados, garanta que não irá misturar finanças pessoais e empresariais. Mesmo que sua empresa ainda seja pequena ou você trabalhe sozinho, tenha uma conta bancária exclusiva para o negócio.
Isso facilitará pagamentos e outras obrigações relacionadas a acordos de afiliados. Quando expandir, você pode até contratar alguém para cuidar dessas transações. Em qualquer caso, separar as finanças é uma boa ideia antes de ingressar no marketing de afiliados.
3. Pense nos impostos antecipadamente
Após abrir sua conta empresarial, pense também nas obrigações legais. Ao começar a trabalhar com influenciadores e perceber um aumento nos rendimentos, comece a reservar dinheiro para os impostos futuros.
Dependendo do país ou estado, haverá diferentes faixas de tributação e você deve saber disso antes de iniciar seu negócio de afiliados. Isso evitará problemas no futuro e permitirá que você foque em aspectos mais importantes e lucrativos.
4. O marketing de afiliados ajuda nas vendas globais
Os influenciadores que promovem seus produtos não precisam estar todos no mesmo país. Vivemos em uma época em que a Internet é acessível para todos e quase toda empresa busca entregar produtos para o mundo todo.
Trabalhar com promotores por meio de marketing de afiliados ajuda a alcançar novos mercados, onde seus produtos podem ser usados e amados. Isso é fácil de conseguir, mas exige adaptações. É exatamente o que a Amazon faz por meio do seu programa de afiliados, remunerando sites por indicarem produtos.
Primeiro, encontre influenciadores populares em seus países de origem e que possam se comunicar em inglês. Porém, trabalhar com um tradutor é interessante para garantir que clientes internacionais naveguem facilmente no seu site, mesmo que entendam inglês.
Além disso, ofereça opções de frete e valores acessíveis. Muitos desejam comprar, mas podem desistir por causa do custo do envio, então procure oferecer as opções mais baratas possíveis.
Essas ações ajudarão a expandir o alcance da sua marca, torná-la mais conhecida e aumentar as vendas. O marketing de afiliados é ideal para conectar você a influenciadores internacionais e conquistar mercados no exterior.
5. Você está no controle do programa de afiliados
Se você é novo no marketing de afiliados, lembre-se: quem cria o programa é quem define as regras. Se tiver problemas com algum promotor que não está levando o trabalho a sério ou não se esforça para obter sua comissão, você pode encerrar a parceria a qualquer momento.
Se for pagar alguém por um serviço, espere que cumpra sua parte e entregue um serviço de qualidade. Mesmo que sua empresa seja pequena, tenha expectativas claras desde o início.
6. Crie um plano estratégico de marketing de afiliados
Apesar de parecer fácil, começar no marketing de afiliados sem um bom planejamento não permite grandes resultados. Antes de fechar a primeira parceria, já pense em alguns pontos, como:
Esses são apenas alguns aspectos básicos do seu plano estratégico . Tenha metas de vendas claras e comunique-as aos promotores.
Talvez seja necessário trabalhar com designers gráficos em sites de freelancers para criar imagens e infográficos de qualidade, além de tradutores em plataformas como Upwork , que ajudarão a atingir o público internacional. Plataformas como TrustMyPaper também são úteis, pois revisores e editores profissionais podem tornar o conteúdo promocional mais polido e profissional.
Outra forma de garantir uma estratégia consistente e eficaz é usando um software de afiliados profissional . Isso realmente tira um grande peso dos seus ombros, pois permite acompanhar leads, vendas e cadastros em poucos cliques. Assim, fica fácil ajustar a estratégia e garantir que o programa seja sempre lucrativo para o negócio.
No fim das contas, quanto mais organizado você estiver, melhores serão os resultados e mais bem-sucedida será sua parceria.
Programas de marketing de afiliados podem ser muito benéficos para empresas que decidem investir tempo suficiente para fazê-los funcionar corretamente. Embora não seja uma tarefa fácil, você pode aprender muito sobre networking, finanças e planejamento de estratégias de marketing com antecedência.
Você acredita que o marketing de afiliados é uma boa maneira de aumentar as vendas de uma empresa?
Marketing de afiliados é um processo no qual empresas fazem parcerias com influenciadores ou afiliados para promover produtos ou serviços, recompensando-os com uma comissão por cada venda ou ação gerada através de sua indicação.
As principais considerações incluem preparar-se para investimentos iniciais, abrir uma conta bancária empresarial, planejar os impostos, expandir globalmente, manter o controle sobre o programa e desenvolver uma estratégia clara de marketing de afiliados.
O marketing de afiliados pode aumentar rapidamente as vendas, expandir sua rede, oferecer promoção personalizada e muitas vezes é mais econômico do que métodos tradicionais de marketing.
Separar as finanças pessoais das empresariais facilita os pagamentos e o gerenciamento financeiro relacionados às parcerias de afiliados, especialmente à medida que seu programa cresce.
Trabalhe com influenciadores populares em suas regiões, considere barreiras de idioma, ofereça frete acessível e garanta que seu site seja acessível a clientes internacionais para explorar efetivamente mercados globais.
Marie Fincher é diretora de conteúdo digital na empresa Trust My Paper, com experiência em marketing, tecnologia e inteligência de negócios.
Descubra como um software profissional de afiliados e um planejamento estratégico podem otimizar suas operações de marketing de afiliados e impulsionar o crescimento do seu negócio.
O marketing de afiliados consiste em um acordo de indicação onde o afiliado compartilha um link especial para um produto. Descubra mais no artigo.
O marketing de afiliados é uma maneira popular de ganhar dinheiro para muitos proprietários de sites. Aprenda como começar passo a passo com dicas úteis.
Descubra os melhores recursos para marketing de afiliados, incluindo livros, artigos, webinars, grupos, podcasts e entrevistas com especialistas, para ajudar vo...