
O que você precisa saber sobre marketing de afiliados no Twitter
O que você precisa fazer para conquistar novos seguidores no Twitter ou promover seu blog de afiliado? Respondemos essas (e outras) perguntas no artigo.
Explore as melhores plataformas de mídia social para afiliados, incluindo Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest e LinkedIn, para maximizar seu alcance, aumentar as vendas e expandir seu negócio.
O impacto das mídias sociais em nosso dia a dia é imenso – e as empresas sabem que, ao utilizar as redes sociais, podem aumentar as vendas, ajudar a fortalecer o reconhecimento da marca e gerar tráfego ou conversões.
Como afiliado, isso é algo que você não pode deixar de lado. É preciso estar ativo nas redes sociais todos os dias para divulgar os produtos e serviços do seu parceiro. Afinal, alcançar quase metade da população mundial (45% para ser exato ) pode não ser possível em outros canais de comunicação, mas é nas mídias sociais.
No entanto, o desafio com as mídias sociais é a variedade de plataformas disponíveis. Quais redes valem seu tempo e quais você deve evitar?
Hoje vamos esclarecer algumas dessas questões para você.
Primeiro, vamos apontar o que verificar antes de iniciar suas ações de marketing de afiliados nas redes sociais. Depois, vamos analisar cada plataforma de mídia social com lupa e avaliar para quais nichos elas podem ser mais bem-sucedidas.
Negócios são negócios, por isso você deve deixar suas preferências pessoais de lado.
Se você gosta do Instagram e sabe como ele funciona, pode ser a plataforma ideal para divulgar seus produtos como afiliado. No entanto, se não houver compatibilidade entre o Instagram e seu público ou produto, é melhor evitar.
Faça a si mesmo algumas perguntas:
Seja honesto com suas respostas, pois elas podem indicar o caminho que você deve seguir nas redes sociais.
Vamos supor que seus potenciais clientes estejam ativos principalmente no Facebook e Instagram, mas você não tem muita experiência com o segundo. Talvez seja melhor começar pelo Facebook e, depois, incluir o Instagram em sua estratégia de marketing de afiliados.
Se você quer se destacar e melhorar o alcance e a visibilidade do seu negócio de afiliados nas redes sociais, pode considerar criar um aplicativo. Muitas empresas estão investindo fortemente em desenvolvimento de aplicativos para redes sociais e integração para aproveitar benefícios inéditos. O processo exige planejamento e pesquisa para garantir que funcionalidades essenciais estejam presentes, ao mesmo tempo em que proporcionam uma interface fácil para o usuário.
Abaixo, você encontrará mais informações sobre quais plataformas de mídias sociais usar, com explicações sobre para quais casos cada uma funciona melhor.
O Facebook é frequentemente considerado uma das melhores plataformas para afiliados. Em primeiro lugar, essa rede oferece muitas possibilidades de promoção orgânica, sem custos.
O Facebook permite que os gestores de afiliados ajustem suas mensagens em diversos espaços – em muitos casos, de forma gratuita. Além disso, há muitos tipos de postagens disponíveis para suas ações de afiliado, já que textos, fotos e vídeos podem ser combinados de várias maneiras.
Há (pelo menos) quatro níveis de uso do Facebook para marketing de afiliados:
O Facebook oferece opções detalhadas para alcançar clientes recorrentes e novos potenciais clientes com campanhas pagas. Você pode até marcar produtos em postagens compráveis para facilitar o checkout. Caso o cliente não finalize a compra, é possível fazer retargeting com anúncios de remarketing.
Você pode usar o Facebook independentemente do seu nicho, mas atenção: leia atentamente a Política de Anúncios, que indica setores com restrições. Embora se aplique principalmente a conteúdo pago, pode impactar também suas ações orgânicas.
O Instagram está ganhando popularidade não só entre os mais jovens. Na verdade, de acordo com a Statista, 33% dos usuários têm entre 25 e 34 anos, e 16% entre 35 e 44 anos.
O Instagram geralmente é mais eficaz para indústrias B2C de nichos como beleza, moda, cosméticos, viagens e alimentação.
A plataforma é voltada principalmente para o compartilhamento de fotos e vídeos. Afiliados precisam compreender a natureza desse canal para adaptar suas estratégias. Lembre-se de que sua audiência costuma ter pouco tempo para consumir seu conteúdo, pois há muito o que acompanhar no Instagram.
Você pode atrair seu público com os seguintes conteúdos:
Postar conteúdo avulso não é suficiente. Você provavelmente ainda precisará impulsionar com anúncios pagos para aumentar o alcance e interagir com seus potenciais clientes.
O YouTube exige que os gestores de afiliados criem vídeos. Por isso, muitos afiliados acabam deixando essa plataforma de lado por falta de tempo ou recursos para produzir, publicar e divulgar vídeos.
No entanto, os vídeos podem ser extremamente vantajosos. Os números falam por si:
O YouTube pode ser a melhor plataforma para afiliados que revendem softwares, produzem tutoriais ou realizam sessões de perguntas e respostas em vídeo. Também é útil para afiliados de produtos de beleza (basta conferir os vídeos de unboxing e sorteios no YouTube). Milhares de pessoas consomem esse conteúdo, e muitas delas podem se interessar pelos seus vídeos.
Além disso, o lado positivo de criar vídeos para o YouTube é a possibilidade de reutilizá-los. Publique-os em outras redes sociais, na sua landing page ou inclua em comunicações por e-mail.
O Pinterest exige investimento de tempo para dar resultados, mas pode trazer retornos extraordinários se bem trabalhado, especialmente ao considerar como usar o Pinterest para marketing de afiliados .
Para muitos, o Pinterest é apenas um site de papéis de parede para celulares e inspirações de decoração. Porém, ele tem um diferencial: seu posicionamento no Google.
Seja o que for que seu público esteja buscando no Google, as chances são grandes de o Pinterest aparecer entre os primeiros resultados de imagens. Se você dedicar tempo para organizar seus Pins em coleções e descrevê-los detalhadamente, pode ver resultados rapidamente.
O Pinterest é ideal tanto para produtos e serviços B2C quanto B2B.
Para B2B, o Pinterest é ótimo se você focar em ações de longo prazo. Compartilhando infográficos, materiais promocionais , whitepapers ou checklists, afiliados atraem a atenção de compradores B2B e direcionam tráfego para seus sites, o que pode resultar em mais vendas.
Essa plataforma é o ambiente perfeito para afiliados que atuam no segmento B2B.
Como o público do LinkedIn é formado por executivos e tomadores de decisão, é fácil alcançá-los por essa rede. Mas essa “facilidade” exige cuidado: sua promoção e abordagem precisam ser sensíveis.
Se decidir usar ferramentas para captar e-mails dos seus contatos no LinkedIn, certifique-se de que sejam validados. Caso contrário, a taxa de sucesso será baixa e você pode ser considerado spammer.
Você pode construir seu posicionamento no LinkedIn por meio de:
O LinkedIn pode ajudar afiliados a construir uma ótima rede e aumentar sua receita. No entanto, abordagens spam e vendas agressivas não funcionam por aqui.
Existem, claro, muitas outras plataformas que podem chamar sua atenção. Veja algumas que não entraram no top 5:
As redes sociais oferecem possibilidades infinitas para afiliados . Afinal, essas plataformas conectam bilhões de pessoas ao redor do mundo! Quanto antes você identificar as melhores mídias sociais e começar a usá-las para promoção de afiliados , mais cedo poderá alcançar o sucesso. Você também conhecerá ainda melhor seu público-alvo, permitindo tirar conclusões que podem ser aplicadas em sua estratégia geral.
Boa sorte!
Sim, você pode ser um afiliado no Instagram participando de programas de afiliados e promovendo produtos ou serviços em sua conta.
As melhores plataformas para marketing de afiliados incluem Facebook pelo alcance universal, Instagram para nichos B2C, YouTube para conteúdo em vídeo, Pinterest para B2C e B2B, e LinkedIn para campanhas B2B.
Lucia é uma talentosa editora de conteúdo que garante a publicação perfeita de conteúdos em várias plataformas.
Descubra como selecionar, otimizar e aproveitar as principais plataformas de mídia social para expandir seu alcance de afiliado e gerar mais conversões.
O que você precisa fazer para conquistar novos seguidores no Twitter ou promover seu blog de afiliado? Respondemos essas (e outras) perguntas no artigo.
Procurando expandir seu programa de afiliados em 2025? Confira estas 12 estratégias de sucesso para encontrar afiliados e impulsionar o crescimento do seu negóc...
O marketing de afiliados é uma das melhores formas de alcançar novos públicos para seus produtos ou serviços. Aqui estão alguns dos desafios mais comuns.