
Como Escrever Avaliações que Geram Vendas de Afiliados
Se o site recebe muito tráfego, links e anúncios de afiliados podem ser usados para gerar renda. Veja como escrever artigos que realmente vendem!
Aprenda a escrever avaliações de marketing de afiliados convincentes e confiáveis para seu blog, selecione os produtos certos, engaje seu público e aumente suas vendas como afiliado.
O acesso à internet mudou drasticamente como as pessoas tomam decisões sobre comprar produtos e visitar lugares. 93% dos consumidores leem avaliações antes de comprar um produto, usar um serviço ou viajar para algum lugar, e 56% leem pelo menos quatro avaliações antes de finalizar uma compra. Seja procurando um novo celular, restaurante de delivery ou hotel para uma escapada de fim de semana, as pessoas confiam nas experiências de outros para tomar decisões de compra.
As avaliações online nos fornecem muita informação sobre um determinado produto ou serviço, mostrando seus benefícios e possíveis defeitos. Mais importante ainda, as avaliações nos convencem de que estamos fazendo a escolha certa ao optar por uma coisa em vez de outra. Na verdade, 3 em cada 4 pessoas depositam um nível de confiança semelhante nas avaliações online ao das opiniões de familiares e amigos!
E se você pudesse se tornar essa fonte confiável de informação enquanto ainda ganha uma renda extra com vendas de afiliados? Tudo o que você precisa fazer é publicar avaliações sobre produtos que já usou e incluir um link de afiliado. Parece ótimo, não é?
Enquanto escrever uma avaliação sobre um novo café que você visitou recentemente ou sobre uma nova compra pode ser fácil, fazer uma avaliação de marketing de afiliados pode parecer uma tarefa bem mais desafiadora. Sobre o que escrever? Como convencer alguém a experimentar seus produtos e clicar no seu link de afiliado? Você deve mencionar os defeitos do produto ou apresentá-lo como o melhor dos melhores? E como deve ser a estrutura da avaliação?
Se você está curioso sobre essas questões, continue lendo. Neste artigo, vamos mostrar como escrever uma avaliação matadora de marketing de afiliados e ainda dar algumas dicas técnicas.
O produto que você escolher pode ser decisivo para sua campanha de afiliados , então dedique um tempo para descobrir qual produto é mais adequado. Seu objetivo principal é fazer com que seus leitores ou espectadores confiem que você tem o melhor interesse deles em mente, então a principal regra ao escolher um produto para sua campanha de afiliados deve ser: escolha algo relevante para as necessidades de sua audiência e que você já tenha utilizado.
Vamos supor que você tem um blog de decoração DIY que oferece dicas e tutoriais em vídeo. Para fins de afiliação, você pode fazer parceria com uma loja de produtos DIY para promover seus produtos e mostrar como usá-los na criação de decorações artesanais para casa. Você também pode fazer uma análise comparativa dos cinco melhores kits de ferramentas, destacando prós e contras de cada um, ou promover novos gadgets úteis para DIY e mostrar como eles podem ser usados na prática.
Esses são os tipos de produtos que seus leitores ou espectadores já têm interesse, então mostrar um produto que combine com os interesses ou necessidades deles aumenta a chance de eles clicarem no seu link de afiliado e fazerem uma compra. Isso é ainda mais verdadeiro se você puder provar que usou o produto de verdade e sabe exatamente como ele funciona e como pode ser utilizado.
Mas e se de repente você publicar um artigo sobre um excelente curso de culinária, suplemento de saúde ou seu novo tênis de corrida? Se eles não tiverem relação com o conteúdo do seu blog, seus leitores terão motivo para perder o interesse. Primeiro, eles podem duvidar se você realmente usou o produto que está promovendo ou se tem conhecimento suficiente para avaliá-lo objetivamente.
E, segundo, se o produto avaliado não estiver alinhado com os interesses do seu público e com os seus, convencê-los a experimentar o produto pode ser bem mais difícil. No pior cenário, eles podem até começar a questionar suas intenções e parar de acompanhar seus conteúdos.
Ok, você escolheu um produto para sua avaliação de marketing de afiliados —um que você tem certeza que seu público vai adorar. Mas como escrever a avaliação? Vamos começar pela regra mais importante: ser honesto. Pode parecer que mencionar apenas os pontos positivos e ignorar os negativos vai persuadir mais leitores a experimentar o produto, e que falar das desvantagens pode reduzir sua taxa de conversão e, consequentemente, suas vendas. E isso pode até ser verdade.
Mas os tempos em que avaliações com cinco estrelas eram garantia de boas vendas já passaram. Hoje em dia, os usuários da internet são muito mais espertos do que há alguns anos e conseguem identificar avaliações duvidosas facilmente. Se encontrarem apenas uma avaliação suspeita, podem rapidamente evitar tanto o produto quanto o blogueiro que o recomendou, então esse não é o caminho certo para construir uma boa reputação com seus seguidores.
Por outro lado, mostrar os defeitos de um produto torna sua avaliação mais autêntica e confiável. Isso mostra que você não está simplesmente tentando vender o produto, mas é honesto o suficiente para contar ao público todas as informações necessárias para que eles possam tomar uma decisão consciente. Ao manter sua integridade e focar em oferecer valor ao seu público, você cria uma base sólida para o sucesso de longo prazo no marketing de afiliados sem precisar recorrer a práticas como comprar avaliações falsas no Google para aumentar rapidamente sua credibilidade. Assim, você evita os riscos de usar práticas desse tipo.
Além disso, um aspecto que você identifica como ponto negativo pode não ser para seu público—para alguns, aquilo pode ser justamente um diferencial positivo. Voltando ao exemplo da loja DIY: suponha que você está avaliando um kit de ferramentas e percebe como ponto negativo o fato dele ser bem pequeno e conter apenas ferramentas básicas. No entanto, para um leitor que não precisa de um conjunto grande, um kit pequeno e prático pode ser exatamente o que ele procura.
O objetivo principal da sua avaliação é ajudar seus leitores a tomar decisões informadas sobre os produtos que desejam comprar. Para fornecer todas as informações necessárias, comece respondendo a estas perguntas:
Ao ler sua avaliação, seu público vai querer saber por que você escolheu aquele produto específico e como ele realmente te ajudou a resolver seu problema, caso tenha ajudado. Por exemplo, suponha que você está avaliando uma mini-retífica no seu blog DIY. Além do motivo principal da avaliação, o público pode querer saber se ela é prática de usar, se é pesada, se é fácil para quem não tem experiência ou se é estável, etc.
Todas essas informações serão usadas pelos leitores para decidir se querem experimentar o produto, então quanto mais informações (relevantes!) eles tiverem, mais fácil será formar uma opinião.
Você pode simplesmente usar as imagens recebidas da empresa parceira, mas essas fotos não serão muito úteis para seu público. Por que não tirar suas próprias fotos e usá-las na avaliação? Isso dará ainda mais credibilidade ao seu artigo, pois prova que você realmente utilizou o produto e mostra ele em ação. Além disso, você pode adicionar um vídeo à sua avaliação. Mostrar como você usou o produto do início ao fim é uma ótima forma de apresentar todos os detalhes para sua audiência.
Ao ler uma avaliação, a maioria das pessoas foca na nota ou pontuação antes de continuar lendo o texto completo. Então, por que não facilitar para que encontrem logo a informação que mais interessa? Criar um sistema de pontuação é bem simples.
Primeiro, decida quais características do produto são mais importantes para você e para seu público. Para um produto DIY, pode ser facilidade de uso, capacidade da bateria, preço ou design—o que você considerar mais relevante.
Você também vai precisar de um sistema de pontuação para cada característica. Os mais populares são avaliações por estrelas (1 estrela sendo o pior e 5 estrelas o melhor) ou sistemas de pontos (de 1 a 5 ou de 1 a 10). Você pode criar seu próprio sistema de pontuação—só lembre de explicá-lo de forma clara em um local visível.
Um texto longo não atrai ninguém. A maioria das pessoas faz uma leitura dinâmica em textos grandes à procura das informações que precisam, e só lê o texto inteiro se tiver interesse.
Fazer o leitor procurar os detalhes mais importantes em um texto longo não vai convencê-lo a continuar, mas deixar suas avaliações fáceis de entender à primeira vista pode ajudar. O que incluir para tornar suas avaliações mais legíveis e fáceis de absorver?
Primeiro, use títulos para indicar sobre o que trata cada seção. E como algumas partes são mais importantes que outras, atribuir diferentes níveis de títulos às seções da avaliação é fundamental.
Outra dica para melhorar a leitura é usar frases curtas e objetivas, sem enrolação ou ideias demais na mesma frase. Você também pode adicionar um box de resumo com um apanhado rápido da avaliação, incluindo prós, contras, nota e sua opinião geral sobre o produto. Isso deve ser suficiente para que o leitor forme sua própria opinião, mesmo que não tenha tempo de ler tudo.
Lembre-se que avaliações funcionam como recomendações. Pergunte a si mesmo se você recomendaria o produto ou serviço para um amigo ou familiar antes de decidir avaliá-lo, e trate seu público da mesma forma. Agora você está pronto para começar a escrever avaliações de marketing de afiliados envolventes!
Pode ser que leve um tempo para construir sua posição no nicho escolhido, mas se continuar entregando conteúdo útil para seus leitores, conquistar uma audiência significativa para suas avaliações de marketing de afiliados será só questão de tempo.
Para iniciar um blog de afiliados: 1. Escolha um nicho. 2. Crie um site com WordPress ou Wix. 3. Participe de programas de afiliados relevantes. 4. Produza conteúdo valioso. 5. Adicione links de afiliados. 6. Promova via redes sociais, email e outros canais para gerar tráfego e vendas.
Lucia é uma talentosa editora de conteúdo que garante a publicação perfeita de conteúdos em várias plataformas.
Aumente suas vendas de afiliado dominando a arte de avaliações de produtos honestas e envolventes. Aprenda o que funciona e faça seu blog crescer hoje mesmo!
Se o site recebe muito tráfego, links e anúncios de afiliados podem ser usados para gerar renda. Veja como escrever artigos que realmente vendem!
O marketing de afiliados é uma ótima maneira de ganhar dinheiro online se você tem um site. Confira as 13 principais dicas para ter sucesso no marketing de afil...
Descubra os 6 passos essenciais para garantir avaliações de 5 estrelas no seu app e impulsionar sua receita de e-commerce para mais de $1 milhão. Aprenda estrat...