
Como Usar Vídeos no Marketing de Afiliados
Um grande número de empresas utiliza o marketing de afiliados. Aprenda como se destacar com vídeos para manter seu público engajado e aumentar as conversões....
Explore os 10 principais KPIs de marketing de afiliados essenciais para monitorar e impulsionar o crescimento das suas vendas. Aprenda como medir o desempenho, otimizar campanhas e maximizar a receita com as métricas certas.
O marketing de afiliados é uma ótima maneira para empresas gerarem uma renda online significativa e impulsionarem as vendas. Benéfico tanto para os afiliados quanto para os negócios, as táticas corretas de marketing de afiliados podem ser um divisor de águas para todos.
Não é à toa que o mercado de marketing de afiliados nos EUA atingiu US$ 8,2 bilhões em 2022, enquanto era US$ 5,4 bilhões em 2017.
Assim como a busca paga, as redes sociais e o e-mail marketing, o marketing de afiliados está sendo utilizado por muitas empresas ao redor do mundo para aquisição de clientes. No entanto, para executar uma campanha de marketing de afiliados bem-sucedida, é fundamental criar estratégias sólidas.
Uma estratégia bem planejada de marketing de afiliados ajuda empresas e afiliados a colherem os melhores benefícios ao promover as informações certas, engajar clientes e construir uma comunidade fiel. A imagem abaixo mostra como um programa de marketing de afiliados realmente funciona.
Acompanhar diversos KPIs críticos de marketing de afiliados, ou indicadores-chave de desempenho, ajuda a monitorar o crescimento de um programa de afiliados. Com essas métricas, as equipes conseguem entender se as campanhas de afiliados estão sendo bem-sucedidas ou não.
Neste artigo, vamos discutir os 10 KPIs críticos de marketing de afiliados que você precisa acompanhar para impulsionar as vendas.
Aqui está uma lista dos principais KPIs de marketing de afiliados para vendas que você deve considerar.
Há muitos aspectos do seu programa de afiliados que podem ser determinados por esses KPIs, incluindo:
Para garantir resultados de qualidade, escolher os KPIs certos para as métricas de marketing de afiliados é crucial. Analise esses KPIs em conjunto com sua equipe de operações de vendas e discuta como essas métricas podem ajudá-lo a alcançar suas metas de vendas rapidamente.
Então, o que são operações de vendas e como a equipe de operações de vendas contribui para o crescimento das vendas?
Ao gerenciar tarefas de pesquisa e administrativas do processo de vendas, a equipe de operações de vendas foca em ajudar o time de vendas a fechar negócios com mais rapidez. Eles fazem isso desempenhando diversas funções, como estratégia de vendas, otimização de processos, previsões, treinamento de colaboradores e aquisição de talentos.
As operações de vendas são a espinha dorsal de toda a equipe de vendas, pois são responsáveis por funções críticas e complexas. Por isso, formar a equipe certa é essencial para garantir o sucesso nas vendas.
O marketing de afiliados é uma das estratégias de vendas amplamente utilizadas pelas equipes de operações para alcançar metas de vendas. Vamos entender como o marketing de afiliados impulsiona as vendas.
O marketing de afiliados oferece canais de vendas lucrativos para as empresas. Com o software de afiliados adequado, é possível trazer mais tráfego, leads qualificados e aumentar as conversões. Veja algumas formas como o marketing de afiliados tem se mostrado vantajoso para os negócios:
Agora, vamos aos KPIs de marketing de afiliados.
A taxa de conversão registra o percentual de visitantes que se transformaram em clientes ao realizar a ação desejada. Isso pode incluir cadastro em teste grátis ou assinatura de um plano premium. Cada objetivo terá uma taxa de conversão específica, de acordo com as metas estabelecidas.
Calcule a taxa de conversão dividindo o total de conversões pelo total de visitantes. Por exemplo, se você criou um anúncio no Facebook que alcançou 10.000 pessoas e o anúncio recebeu 300 cliques, a taxa de conversão seria:
300/10000 = 0,03 ou 3% de taxa de conversão.
A taxa de conversão é fundamental para revelar os canais de marketing de afiliados mais eficazes. Veja como ela ajuda na configuração do melhor programa de afiliados:
Como o nome sugere, o KPI de vendas por afiliado mede o número de vendas feitas por cada afiliado. Em outras palavras, é o número de clientes que um afiliado específico traz para o seu negócio.
As vendas por afiliado são importantes para medir a aquisição de clientes, já que cada novo cliente trazido pelo afiliado contribui para os objetivos da sua estratégia de marketing de afiliados.
O indicador de vendas por afiliado é importante por diversos motivos:
Mesmo que você tenha muitos afiliados cadastrados no programa, o número de afiliados realmente ativos pode variar. Por isso, acompanhar o número de afiliados ativos é fundamental para o sucesso do programa.
O percentual de afiliados ativos corresponde ao número de afiliados que estão realmente se esforçando para gerar vendas ou leads. Dividindo o número de afiliados ativos pelo total de afiliados, você obtém a taxa de afiliados ativos.
Exemplo: se você tem 1.000 afiliados e apenas 125 estão atuando ativamente, então o percentual de ativos será:
125/1000 = 0,125 = 12,5%
Veja como esse KPI pode ser útil para suas campanhas de afiliados:
O CLV é o valor total que um cliente típico deve gerar para sua empresa, descontando o valor gasto para adquiri-lo.
O CLV é uma das melhores métricas para acompanhar o custo de aquisição de clientes e prever a lucratividade futura do negócio. O cálculo é:
Valor do Tempo de Vida do Cliente = Tamanho médio da transação x Número de transações x Período de retenção
Por exemplo, uma empresa SaaS com vários planos de preço tem clientes que gastam US$ 20 por mês. Se esses clientes assinarem por dois anos, o CLV será:
CLV = Valor da assinatura * Número de pagamentos no ano * Duração da assinatura = US$ 20 * 12 * 2 = US$ 480
O CLV contribui significativamente para o crescimento orgânico do negócio. Veja alguns motivos para monitorá-lo:
O valor médio do pedido é o valor médio gasto pelo cliente toda vez que faz uma compra. Ajuda a monitorar o comportamento do cliente, mostrando informações sobre pedidos repetidos, produtos mais vendidos e menos vendidos, além de evidenciar a eficiência dos membros do programa de afiliados.
O cálculo do valor médio do pedido é feito dividindo a receita gerada pelo número de vendas. Por exemplo, se a receita total de setembro foi de R$ 50.000 e o número total de vendas do programa de afiliados foi 1.225, o AOV de setembro foi de R$ 40,81.
O valor médio do pedido é importante porque:
O custo por venda de afiliado ou por lead é o valor gasto em vendas de afiliados – ou seja, o custo médio de aquisição.
Exemplo: uma empresa SaaS que oferece soluções para clientes B2B pode usar um programa de afiliados para alcançar grandes audiências. Como a empresa paga comissão por leads qualificados, monitorar o custo por lead é fundamental para o sucesso nas vendas.
Medir quanto você gasta para conquistar uma venda via afiliado ajuda a avaliar se seus esforços estão sendo bem direcionados. Também permite comparar esses custos com outros canais de marketing e identificar o que funciona melhor para o seu negócio.
Avaliar o engajamento dos afiliados em seus posts promocionais mostra o quanto sua audiência confia neles e o quão influentes são. Ao analisar a qualidade do tráfego gerado pelos afiliados em seus sites, posts e redes sociais, você entende se eles estão trazendo clientes de alto valor.
O engajamento dos afiliados inclui o número de visitas vindas de links de afiliados, quantidade de indicações e conversões. Para que um programa de afiliados tenha sucesso, os afiliados precisam realmente se envolver na promoção dos produtos ou serviços.
Monitorar o engajamento dos clientes com seus afiliados oferece insights inteligentes para otimizar os esforços de marketing. Por exemplo, ao entender como promovem seus produtos, você pode criar uma biblioteca de materiais promocionais, como banners, infográficos, ebooks, vídeos e muito mais.
Além disso, é possível criar documentação interna para fornecer aos parceiros afiliados todas as informações necessárias sobre os produtos, como atualizações de recursos, roadmap e outros detalhes. Essa documentação também pode conter recursos sobre melhores práticas, políticas do programa e mais, para consulta dos afiliados.
As métricas de engajamento ajudam a monitorar o reconhecimento da marca e o tráfego para seu site.
A taxa de devolução ou de cancelamento é o percentual de compras realizadas por links de afiliados que são devolvidas ou canceladas.
Os motivos para cancelamentos ou devoluções variam conforme o segmento do negócio. Por exemplo, um cliente pode cancelar sua assinatura SaaS se o produto não atender às expectativas.
Da mesma forma, clientes de e-commerce podem devolver produtos por problemas de qualidade, atrasos na entrega, atendimento, políticas de devolução, falhas no pagamento, entre outros.
Medir a taxa de devolução ou cancelamento ajuda a analisar o desempenho das campanhas de afiliados. Permite às empresas identificar se os afiliados estão promovendo produtos para o público certo.
Esse é um dos principais KPIs para acompanhar o desempenho das campanhas de marketing de afiliados. Observar métricas como cliques, tráfego, engajamento e custo por lead sem entender o impacto na receita pode gerar campanhas ineficazes. Por isso, monitorar a receita de afiliados, além da taxa de cliques e visualizações, é essencial.
Por exemplo, um afiliado focado em reviews ou comparativos de produtos tende a receber mais cliques do que quem apenas compartilha posts genéricos. Assim, os afiliados devem planejar suas estratégias para alcançar grandes audiências e aumentar a receita, o que também impacta suas comissões e ganhos.
Veja alguns motivos para monitorar a receita:
Para obter os melhores resultados, o ideal é manter campanhas de afiliados por pelo menos alguns anos. Por isso, acompanhar o crescimento ano a ano é um KPI importante de marketing de afiliados.
O crescimento ano a ano é uma métrica crítica que toda equipe de marketing deve acompanhar para monitorar o desenvolvimento das campanhas de afiliados. Ela compara os resultados de diferentes anos e ajuda o negócio a entender seu desempenho ao longo do tempo.
Monitorar o crescimento ano a ano ajuda as empresas das seguintes formas:
Monitorar os KPIs certos de marketing de afiliados mantém você atualizado sobre o desempenho das campanhas. Com esses dados numéricos, é possível direcionar seus esforços na direção certa e aumentar o sucesso do programa de afiliados e as vendas do negócio.
O Post Affiliate Pro oferece um excelente software de programa de afiliados que ajuda empresas a planejar, gerenciar e monitorar seu programa de marketing de afiliados sem complicações. Com ele, é possível criar múltiplos programas, acompanhar o desempenho dos afiliados e realizar pagamentos em um painel unificado.
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O ROI médio do marketing de afiliados varia dependendo da campanha específica, do setor e de outros fatores. No entanto, pesquisas sugerem que o ROI médio para marketing de afiliados varia de 5 a 10%.
Os principais KPIs para marketing de afiliados incluem taxa de conversão, vendas por afiliado, percentual de afiliados ativos, valor do tempo de vida do cliente (CLV), valor médio do pedido, custo por venda ou lead de afiliado, engajamento geral, taxa de devolução ou cancelamento, receita e crescimento ano a ano.
Lucy Manole é uma redatora criativa e estrategista de conteúdo na Marketing Digest. Ela é especialista em escrever sobre marketing digital, tecnologia, empreendedorismo e educação. Quando não está escrevendo ou editando, passa o tempo lendo livros, cozinhando e viajando.
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