
Como Começar a Gerar Vendas como Afiliado: Guia Passo a Passo
O marketing de afiliados é responsável por 16% de todos os pedidos online. Para saber mais sobre marketing de afiliados, confira nosso guia completo.

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre impostos de marketing de afiliados, incluindo como rastrear ganhos, entender obrigações fiscais, maximizar deduções e evitar armadilhas comuns para afiliados no mundo todo.
O marketing de afiliados pode ser uma oportunidade lucrativa para quem deseja ganhar dinheiro online. É importante entender as implicações fiscais do marketing de afiliados antes de iniciar seu negócio, e estamos aqui para ajudar. Neste post, vamos abordar quais impostos estão envolvidos na administração de um site de afiliados, como eles vão impactar sua receita e a forma como você conduz seu negócio.
Tenha em mente que quanto e como você paga impostos vai depender bastante de onde você mora e trabalha. Embora este artigo seja um ótimo ponto de partida, recomendamos fortemente conversar com um consultor fiscal profissional ou contador antes de iniciar um novo negócio de afiliados .
Praticamente todos os países têm um sistema de tributação para empresas, incluindo afiliados que vendem produtos online. Isso significa que, se você pretende ganhar dinheiro com marketing de afiliados , precisa garantir que não vai se esquecer dos impostos!
O sistema de imposto de renda existe para garantir que todos paguem sua parte justa. Ou seja, salvo se você morar em um dos muitos países considerados “paraísos fiscais” para negócios online, você precisará pagar seus impostos e seguir todas as outras leis relacionadas à administração de um site ou negócio online.
Por que os impostos são importantes ao administrar seu próprio negócio, incluindo o imposto sobre trabalho autônomo para MEIs?
Muitos países possuem modelos tributários diferentes que permitem o trabalho autônomo. Como empreendedor registrado que trabalha por conta própria, ainda há a obrigação de pagar impostos em diferentes alíquotas. Embora isso possa ser diferente do modelo tradicional, ainda é preciso pagar alguns impostos sobre a renda de marketing de afiliados que você recebe.
Só porque você não tem uma empresa com vários funcionários, isso não reduz sua obrigação de pagar impostos. Na verdade, sendo um pequeno empreendedor, você pode ser até um alvo maior para uma auditoria fiscal.
Mas nem tudo é ruim. Você pode solicitar restituição de imposto, o que pode liberar dinheiro que você teria gasto de outra forma.
Vamos esclarecer logo: como afiliado , você trabalha por conta própria, ou seja, não é empregado no sentido tradicional. Não há uma empresa para a qual você trabalha. Em vez disso, você deve abrir sua própria empresa e, por isso, é responsável por pagar seus próprios impostos em dia, bem como contribuir para a aposentadoria e demais taxas relacionadas.
A maioria dos países possui algum tipo de estrutura que permite trabalhar por conta própria. Isso é conhecido como “MEI” ou empresa individual e, na era digital, é um modelo de negócio bem comum.
Por exemplo, nos Estados Unidos, você não paga impostos sobre vendas como afiliado , já que tecnicamente você não está vendendo nada; é a empresa cujos produtos você promove quem realiza as vendas. Além disso, provavelmente não precisará pagar impostos locais, já que, novamente, você tecnicamente não está vendendo nada.
Porém, você precisará pagar imposto de renda estadual, imposto de trabalho autônomo e, em alguns casos, imposto de renda federal.
Cada país tem regras e alíquotas diferentes; por isso, mais uma vez, o ideal é consultar um profissional antes de mergulhar de cabeça no marketing de afiliados. Depois de começar, vale a pena contratar um contador para te ajudar.
Apenas custos diretamente relacionados ao negócio de marketing de afiliados são considerados “despesas”.
Por exemplo, se você possui uma loja física e compra itens para sua vitrine com dinheiro do marketing de afiliados , essas compras seriam consideradas despesas válidas do negócio. Da mesma forma, quaisquer custos de trabalho associados a funcionários que trabalharam especificamente no seu site de afiliados devem ser contabilizados como despesa do negócio.
Como afiliado , você não pode deduzir despesas pessoais, como roupas ou joias compradas para uso próprio e não revendidas no site. Da mesma forma, gastos com viagens para networking em eventos contam como despesas pessoais, pois não levariam diretamente a vendas de produtos, a menos que você prove o contrário.
Algumas das deduções mais comuns para afiliados incluem hospedagem de site, assinaturas de softwares e pesquisas online. Você também pode contabilizar seu salário-hora como empresa, ou o valor pago a um funcionário para atuar no seu site.
Ao declarar impostos relacionados à renda de marketing de afiliados, todas as despesas devem ser deduzidas do rendimento bruto para determinar a renda tributável.
Ou seja, é preciso ficar atento a tudo que você ganha, assim como aos gastos. Manter esse controle mensalmente garante não só que você não perca dinheiro, mas também que fique mais fácil fazer tudo conforme a lei.
As obrigações fiscais do seu negócio, incluindo como declarar qualquer receita ou despesa nos seus impostos de marketing de afiliados , são diferentes dependendo da região ou país.
Os EUA foram um dos países que mais rapidamente perceberam a necessidade de um modelo de imposto para afiliados . Em 2008, surgiu a chamada “lei de nexus de afiliados”, como forma de arrecadar impostos sem que o vendedor precisasse estar fisicamente presente no estado onde os produtos são vendidos.
Na essência, nexus é uma conexão entre a empresa que produz bens ou serviços e a entidade que os vende. Se há nexus entre dois estados diferentes, um deles pode taxar vendas remotas.
Não existem leis de nexus em todos os estados americanos; apenas em 30. Dependendo de onde a empresa está e onde você está, suas obrigações e alíquotas fiscais serão diferentes.
Por exemplo, se você está no Alabama e vende para um cliente na Califórnia ou Colorado, as leis de nexus não serão as mesmas.
Parece complexo? Concordamos, por isso sugerimos a leitura deste documento antes. Depois disso, procure um profissional de impostos.
Se você vende qualquer tipo de produto digital na União Europeia, se enquadra na chamada legislação MOSS , referente ao pagamento do IVA. MOSS significa “Mini One Stop Shop” e foi criada em 2015 como forma ágil de arrecadar imposto sobre vendas digitais na UE.
Para facilitar a coordenação dos impostos de afiliados, você não precisa declará-los em seu próprio país. Em vez disso, deve enviar manualmente um relatório trimestral MOSS sobre o IVA detalhando todas as vendas realizadas em diferentes países da UE. Assim, você declara e paga tudo de uma só vez, para uma única entidade.
Se você vende apenas na UE, esse é um jeito prático de regularizar seus impostos em todos os países membros de uma vez.
É importante saber quais são suas obrigações fiscais na região em que mora. Saber quais impostos precisam ser pagos e declarados é fundamental!
Se não tiver certeza sobre as leis locais, o melhor é consultar um contador ou advogado especializado em direito fiscal daquela região.
Se você está na União Europeia, por exemplo, há regras específicas sobre quais impostos pagar e quanto pode ser deduzido dos ganhos de afiliado para esses fins. É fundamental saber exatamente quais processos e procedimentos afetam sua situação pessoal.
Geralmente há muita confusão sobre quais impostos incidem no marketing de afiliados, especialmente considerando os tipos de comissões . Isso pode gerar erros na hora da declaração que seriam evitados com mais conhecimento das obrigações fiscais e seu impacto pessoal.
Marketing de afiliados pode ser divertido, mas lembre-se de que é uma diversão tributável, pois você está gerando renda que precisa ser declarada.
Existem dilemas comuns entre quem trabalha com marketing de afiliados.
Muitos afiliados não faturam o suficiente para declarar ao governo ou pagar impostos sobre o que ganham com seus sites. Em quase todos os países, o imposto de renda é cobrado a partir de um determinado valor, e pode ser que, com seus esforços de afiliado , você simplesmente não alcance a faixa mínima de tributação.
Por outro lado, se você tem a sorte de o marketing de afiliados representar uma parte relevante da sua renda anual, certifique-se de acompanhar tudo para não ter problemas fiscais!
Por isso, é importante saber suas obrigações e não depender de dicas de terceiros, a menos que sejam profissionais da área (como já mencionamos). Em qualquer
Dependendo do formato/região da sua empresa, certifique-se de conhecer todas as regras e restrições.
Por exemplo, se você é MEI ou presta serviços como pessoa física (em vez de uma empresa limitada), o processo de declaração de impostos do marketing de afiliados será diferente de quem tem CNPJ próprio.
As regras e regulamentações sobre marketing de afiliados geralmente não são bem compreendidas por quem é novo no setor. Isso pode gerar problemas facilmente evitáveis se você já estiver informado sobre suas obrigações desde o início, não depois que pode ser tarde demais!
Ao iniciar um negócio de marketing de afiliados , é importante se informar sobre o que está vendendo e para quem está vendendo.
Por exemplo, revender produtos físicos pode ter alíquotas de imposto diferentes da venda de softwares. É preciso calcular corretamente ao (re)vender esses produtos; você pode usar uma calculadora tributária para isso. Assim, garante que não perca dinheiro e que separa o valor correto do seu lucro para os impostos.
Se você vende vários produtos e serviços para muitos países e regiões, pesquise antes. Antes de adicionar um novo produto ou parceiro, pesquise o impacto tributário dessa parceria para garantir que o produto é mesmo tributável e quanto de imposto deverá ser pago.
Se você tiver uma conta bancária separada, não vinculada às finanças do dia a dia, ficará mais fácil controlar o dinheiro que entra do seu trabalho online.
Outro fator útil é que, como essas contas não estão ligadas a faturas de casa e outras transações, a época do imposto fica muito mais fácil de gerenciar.
Assim, você controla o que deve pagar e quando, sem complicações no futuro!
É fundamental guardar todos os comprovantes e manter registros precisos da renda e despesas do negócio.
Isso facilita na hora do imposto, além de ajudar caso precise comprovar ganhos, despesas ou em caso de auditoria.
Todo ano, crie um sistema que facilite a declaração dos impostos do marketing de afiliados.
Pode ser tão simples quanto organizar recibos e notas em uma pasta ou arquivo de fácil acesso para encontrar tudo na hora de declarar.
Ter um sistema organizado para monitorar seus ganhos simplifica muito a declaração, seja como MEI ou empresa limitada.
Se você está tendo dificuldades para declarar seus impostos devido a regras específicas sobre o tipo de renda ou negócio, talvez seja hora de pedir ajuda profissional.
Ao buscar um especialista, procure referências e exemplos de casos onde ele já ajudou pessoas com questões tributárias.
Um contador ou advogado pode te ajudar a declarar de forma segura e tranquila, independentemente do tipo de empresa (MEI/empresa limitada).
É importante criar um plano, independente do tipo de negócio de afiliados, pois isso vai facilitar tudo no futuro!
Se feito corretamente, o marketing de afiliados pode ser muito recompensador e lucrativo.
Entender os principais componentes de um plano de negócios é essencial, pois ele fornece um roteiro cobrindo todos os aspectos do negócio. Ter um bom plano te ajuda a se organizar e garante estabilidade financeira ao longo do ano.
É fundamental que tudo seja feito legalmente, ou isso pode causar grandes problemas depois.
Existem muitos países onde é ilegal ter um negócio online sem pagar impostos e seguir todas as leis e regulamentos.
Para quem mora em regiões com essas exigências ou trabalha remotamente para empresas estrangeiras, pode ser difícil acompanhar toda a parte legal.
Por isso, pesquise o máximo que puder para garantir que tudo seja resolvido no final!
Se você acha que seu negócio de afiliados pode não render o esperado, é importante considerar algum tipo de seguro.
Ele pode ser contratado a qualquer momento do ano (não só na época do imposto) e, além disso, te traz tranquilidade caso surja algum problema futuro: o seguro cobre.
Conforme já dissemos, um bom planejamento pode ajudar afiliados a estarem prontos para tudo, por isso vale a pena analisar um seguro, independentemente do tipo de negócio!
Embora seja definitivamente uma boa ideia considerar contratar um, especialmente se você não tem nenhum conhecimento sobre impostos, você não precisa necessariamente de um contador ou preparador fiscal para declarar seus impostos de marketing de afiliados. Você pode usar recursos online, como calculadoras de impostos gratuitas. Alternativamente, pode utilizar um programa (como o Turbotax) ou uma planilha que calcule tudo automaticamente para você. Apenas certifique-se de acompanhar toda a renda e despesas!
Existem vários benefícios fiscais que podem ser aplicados em relação ao marketing de afiliados. Por exemplo, se você usa seu blog para gerar receita, isso pode se qualificar para uma dedução de escritório em casa (se certos requisitos forem atendidos). Você precisará conversar com um contador ou buscar recursos online que expliquem como funcionam essas deduções e quais são os requisitos para ser elegível.
Se você tem um blog, então o melhor a fazer é acompanhar toda a receita gerada. Se possível, tente usar uma calculadora de impostos ou uma planilha que faça todos os cálculos automaticamente para você. Assim será fácil determinar quanto precisa ser pago.
O marketing de afiliados, como qualquer outro negócio, envolve ganhar dinheiro. Como isso é considerado renda e você precisa pagar despesas, também precisa pagar impostos. É preciso considerar todo o dinheiro recebido e pagar os impostos de acordo.
Quando você recebe dinheiro de uma empresa de afiliados, ele é tributável. Isso significa que você precisa pagar impostos sobre essa renda! O ponto principal é: se sua conta bancária tem mais dinheiro após um mês do que antes, então haverá incidência de imposto.
Nos EUA, se sua renda é superior a $600 por mês, o IRS exigirá o pagamento de impostos estimados trimestrais. Você pode fazer isso preenchendo o Formulário T (impostos trimestrais). Ao preencher este formulário, é importante acompanhar a receita total recebida naquele trimestre. Você pode então deduzir despesas específicas elegíveis (como uso comercial da residência) da sua receita bruta tributável antes de calcular quanto imposto deve pagar. Se você não for obrigado a fazer pagamentos trimestrais (porque sua renda mensal de afiliado é muito baixa), então basta pagar o valor total devido para aquele ano até 15 de abril do ano seguinte.
Se você usa empresas como Amazon Associates ou Google Adsense, elas enviarão dinheiro para sua conta bancária de tempos em tempos. Se você não declarar esses valores como renda tributável para o ano fiscal correto (baseado em quando foi recebido), poderá enfrentar multas pesadas! O melhor a fazer é registrar toda a renda de afiliados dessas empresas e declará-la como renda do ano fiscal em que foi recebida.
O melhor momento para declarar sua renda é quando você a recebe. Se você busca praticidade, o mais fácil é pagar impostos estimados trimestrais dentro de cada trimestre que exija pagamento (se for o caso). Isso significa estimar quanto imposto deve ser pago a cada trimestre, com base em valores anteriores, e pagar esse valor. Se acabar pagando mais do que o devido, você receberá um reembolso.
Descubra dicas e estratégias essenciais para lidar com impostos em marketing de afiliados de forma eficiente, maximizar deduções e manter-se em conformidade com as regulamentações.
O marketing de afiliados é responsável por 16% de todos os pedidos online. Para saber mais sobre marketing de afiliados, confira nosso guia completo.
Construa uma fonte de renda passiva recorrente com um programa de afiliados. Comece a ganhar comissões maiores! Saiba como – mais no artigo!
Gostaria de ganhar uma renda passiva com marketing de afiliados? Confira nosso guia de marketing de afiliados antes de começar.









